Perfil do Presidente

Natural do Rio de Janeiro, o Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior nasceu em 2 de maio de 1953. Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea, e em Matemática, com área de concentração em Sistemas de Informação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui especialização em Política e Estratégia Aeroespaciais e pós-graduação em Ciências Militares, ambos pela Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), além de curso de especialização de oficiais pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EAOAR).

Ingressou na Aeronáutica em 1969, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), tendo atuado em diversas funções. Especificamente com relação à aviação civil, atuou no antigo Departamento da Aviação Civil (DAC), onde foi vice chefe de Tecnologia da Informação, chefe do Subdepartamento de Operações e chefe do Subdepartamento de Serviços Aéreos. Em 2007, atuou como diretor na Diretoria de Material Aeronáutica e Bélico (DIRMAB). No ano de 2010, assumiu o Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR). Em 2011, esteve à frente do Estado-Maior do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR). Durante o período de 2012 até 2014 foi Comandante do Comando-Geral de Apoio (COMGAP). A partir do ano de 2015, tornou-se Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. Já em 2016, assumiu uma das diretorias da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), onde permaneceu até 2018.

Com mais de quatro mil horas de voo, já pilotou mais de onze aeronaves distintas, tendo voado o jato AT-26 Xavante, o B-737 Boeing e o caça F-103 Mirage III E & D como piloto de Defesa Aérea, atingindo o nível de líder de Grupo de Aviação de Caça. Foi piloto inspetor (INSPAC) na VARIG, VASP e TAM. O Tenente-Brigadeiro do Ar Paes de Barros também participou da Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI) e de diversos fóruns na Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

Dentre as principais condecorações recebidas, estão: Ordem do Mérito da Defesa – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Aeronáutico – Grau Grã Cruz; Ordem do Mérito Militar – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Naval – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Judiciário Militar – Grau Alta Distinção; Ordem de Rio Branco – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Ministério Público Militar – Grau Alta Distinção; Medalha da Vitória; Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina; Medalha Mérito Santos Dumont; Medalha do Pacificador; Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Mérito Operacional Nero Oura; Medalha Eduardo Gomes – Aplicação e Estudo; Ordem do Mérito dos Guararapes – Grau Grande Oficial (PE); Medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro; Medalha de Honra da Inconfidência (MG); Medalha Mérito Santos-Dumont – Passador de Ouro – (MG); Medalha da Ordem Nacional do Mérito da França – Grau Oficial.

(61) 3312-3988
presidencia@infraero.gov.br

Áreas Vinculadas

PRCD – GERÊNCIA DE CONTROLE DISCIPLINAR

–@infraero.gov.br

PRRC – SUPERINTENDÊNCIA DE GOVERNANÇA, RISCO E COMPLIANCE
SIDNEY BRITO DA SILVA
sbsilva@infraero.gov.br

PRGE – SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA

–@infraero.gov.br

PRMC – SUPERINTENDÊNCIA DE MARKETING E COMUNICAÇÃO SOCIAL
LEA MARIA CAVALLERO BARBACOVI
comunicacaosocial@infraero.gov.br