Ouvidoria

Portal da Transparência

A Ouvidoria da Infraero agora faz parte do Fala.BR – a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação para encaminhamento de manifestações a órgãos e entidades do poder público. As manifestações registradas no Fala.BR serão recebidas normalmente em nossa Ouvidoria e tratadas com isenção, ética e confidencialidade costumeiras.

Queremos ouvir você. Registre por meio do Fala.BR sua reclamação, solicitação, sugestão, elogio, informação, denúncia ou pedido de informação.

Acesse https://fala.br.cgu.gov.br para acompanhar sua manifestação a qualquer momento. Se preferir, escaneie o QR code e conheça o ambiente digital do Fala.BR.

O que é a Ouvidoria

A Ouvidoria da Infraero é uma unidade de governança prevista no Estatuto Social da Infraero, que está vinculada ao Conselho de Administração, constituindo um canal isento de relacionamento com o público interno e externo. As manifestações são recebidas, tratadas, encaminhadas, monitoradas e respondidas com isenção, ética e confidencialidade.

Nesse sentido, a Ouvidoria da Infraero é responsável por receber, examinar e encaminhar denúncias internas e externas, reclamações, elogios, sugestões, solicitações de informação e pedidos de simplificação referentes a procedimentos e ações de seus empregados, dirigentes, prestadores de serviços e concessionários no âmbito da Infraero.

Desde 2020, a Ouvidoria da Infraero está integrada à Plataforma Fala.BR – um canal de Ouvidoria e Acesso à Informação desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU) para o encaminhamento de manifestações (pedidos de acesso à informação, denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e simplifique) a órgãos e entidades do poder público.

O Fala.BR está disponível no site https://falabr.cgu.gov.br e centraliza todos os pedidos de informação amparados pela Lei nº 12.527/2011 que forem dirigidos ao Poder Executivo Federal, suas entidades vinculadas e empresas estatais.

Quando procurar a Ouvidoria da Infraero

A Ouvidoria recebe reclamações, pedidos, sugestões e elogios. O setor também acolhe denúncias internas e externas, inclusive sigilosas, pedidos de acesso à informação na forma prevista na Lei nº12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação – LAI).

Apesar de receber todas as manifestações, a Ouvidoria não substitui os canais de primeiro atendimento da Infraero, devendo ser procurada após exauridas as tentativas de solução pelos respectivos canais de atendimento.

Estão fora dos limites da atuação da Ouvidoria as manifestações que relatem questões privadas e pessoais sem relação com a atuação da Infraero, bem como demandas que estejam na esfera judicial.

A Ouvidoria tem como prioridade receber todas as manifestações. Contudo, a Infraero dispõe de canais específicos para consultas e esclarecimentos sobre as seguintes informações:

  • Ética
  • Negócios
  • Financeiro
  • Cargas
  • Licitações e contratos
  • Concursos
  • Empregados, aposentados e dependentes
Quebra cabeça com os tipos de manifestação

Tipos de Manifestação

DenúnciasSimpliqueAcesso à Informação

Formas de contato

Caso você já tenha apresentado a sua manifestação aos canais de primeiro atendimento da Infraero e queira fazer uma reclamação, sugestão, elogio, pedido ou denúncia na Ouvidoria, veja as formas de contato:

  • Pela internet: Clique aqui e acesse o Fala.BR – Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação
  • Por telefone: Central de Atendimento – 0800 727 1234, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h (inclusive feriados).
  • Por carta endereçada à Ouvidoria da Infraero
    Caixa Postal: 8626 – CEP 70312-970 – Brasília – DF
  • Atendimento presencial na Sede da Infraero:
    Estrada Parque Aeroporto, Setor de Concessionárias e Locadoras, lote 5
    Brasília-DF – CEP: 71608-050