Estatísticas

Os arquivos abaixo apresentam os movimentos operacionais de aeronaves, passageiros, carga* e correios nos aeroportos administrados pela Infraero. Não estão computados os movimentos militares.Para melhor entendimento das informações, é necessário esclarecer os seguintes conceitos:

  • Transporte Regular: voo efetuado com a existência de HOTRAN, assim definido pelo órgão regulador de acordo com a Portaria Nº 569/GC5, de 05/09/2000.
  • Transporte Não Regular: voo comercial efetuado por qualquer aeronave sem a existência de HOTRAN.
  • Passageiros Embarcados: passageiros de origem, que iniciam a viagem no aeroporto, somados aos passageiros em conexão.
  • Passageiros Desembarcados: passageiros de destino, que terminam a viagem no aeroporto, somados aos passageiros em conexão.
  • Passageiros de Cabotagem: passageiros domésticos transportados em voo internacional.

Informamos que os dados dos movimentos operacionais do ano de 2018 foram retificados novamente devido ao atraso do envio dos dados de algumas empresas aéreas em consequência da adequação à Resolução 464 da Anac. Dados atualizados em 07/05/2019.

* Os dados relativos à carga aérea referem-se exclusivamente às cargas de porão. Para consulta das cargas movimentadas nos Terminais de Logística de Carga da Infraero – rede Teca, consulte os Boletins Estatísticos de Movimentação das Cargas, na página da Infraero Cargo.

Anuário Estatístico Operacional

O Anuário Estatístico Operacional constitui importante acervo de dados estatísticos que possibilitam ao usuário o acesso a diversas informações dos movimentos operacionais nos aeroportos administrados pela Infraero.

2018201720162015201420132012201120102010Apêndice