Estatísticas

Os arquivos abaixo apresentam os movimentos operacionais de aeronaves, passageiros, carga* e correios nos aeroportos administrados pela Infraero. Não estão computados os movimentos militares.Para melhor entendimento das informações, é necessário esclarecer os seguintes conceitos:

  • Transporte Regular: voo efetuado com a existência de HOTRAN, assim definido pelo órgão regulador de acordo com a Portaria Nº 569/GC5, de 05/09/2000.
  • Transporte Não Regular: voo comercial efetuado por qualquer aeronave sem a existência de HOTRAN.
  • Passageiros Embarcados: passageiros de origem, que iniciam a viagem no aeroporto, somados aos passageiros em conexão.
  • Passageiros Desembarcados: passageiros de destino, que terminam a viagem no aeroporto, somados aos passageiros em conexão.
  • Passageiros de Cabotagem: passageiros domésticos transportados em voo internacional.

Informamos que os dados aqui disponibilizados, no que se referem a movimentos de Aeronaves, Passageiros, Carga Aérea* e Correios são fornecidos pelas Empresas Aéreas, por meio de um formulário chamado Resumo de Passageiros Embarcados (RPE). Ademais, o grau de confiabilidade pode estar prejudicado pela publicação da Resolução nº 8/ANAC/2007 (em vigor) que revoga, entre outras ações, a obrigatoriedade do envio pelas Empresas Aéreas do RPE aos aeroportos, que era estabelecida pela portaria do Comando da Aeronáutica nº 602/GC5/2000 em seu artigo 7º.

* Os dados relativos à carga aérea referem-se exclusivamente às cargas de porão. Para consulta das cargas movimentadas nos Terminais de Logística de Carga da Infraero – rede Teca, consulte os Boletins Estatísticos de Movimentação das Cargas, na página da Infraero Cargo.

Anuário Estatístico Operacional

O Anuário Estatístico Operacional constitui importante acervo de dados estatísticos que possibilitam ao usuário o acesso a diversas informações dos movimentos operacionais nos aeroportos administrados pela Infraero.

201720162015201420132012201120102010Apêndice