Quem é Quem

Diretoria Executiva

HÉLIO PAES DE BARROS JÚNIOR

Presidente

(61) 3312-3988
presidencia@infraero.gov.br

Áreas Vinculadas

PRMC – SUPERINTENDÊNCIA DE MARKETING E COMUNICAÇÃO SOCIAL
LEA MARIA CAVALLERO BARBACOVI
comunicacaosocial@infraero.gov.br

PRRC – SUPERINTENDÊNCIA DE GOVERNANÇA, RISCO E COMPLIANCE
SIDNEY BRITO DA SILVA
sbsilva@infraero.gov.br

Natural do Rio de Janeiro, o Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior nasceu em 2 de maio de 1953. Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea, e em Matemática, com área de concentração em Sistemas de Informação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui especialização em Política e Estratégia Aeroespaciais e pós-graduação em Ciências Militares, ambos pela Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), além de curso de especialização de oficiais pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EAOAR).

Ingressou na Aeronáutica em 1969, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), tendo atuado em diversas funções. Especificamente com relação à aviação civil, atuou no antigo Departamento da Aviação Civil (DAC), onde foi vice chefe de Tecnologia da Informação, chefe do Subdepartamento de Operações e chefe do Subdepartamento de Serviços Aéreos. Em 2007, atuou como diretor na Diretoria de Material Aeronáutica e Bélico (DIRMAB). No ano de 2010, assumiu o Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR). Em 2011, esteve à frente do Estado-Maior do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR). Durante o período de 2012 até 2014 foi Comandante do Comando-Geral de Apoio (COMGAP). A partir do ano de 2015, tornou-se Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. Já em 2016, assumiu uma das diretorias da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), onde permaneceu até 2018.

Com mais de quatro mil horas de voo, já pilotou mais de onze aeronaves distintas, tendo voado o jato AT-26 Xavante, o B-737 Boeing e o caça F-103 Mirage III E & D como piloto de Defesa Aérea, atingindo o nível de líder de Grupo de Aviação de Caça. Foi piloto inspetor (INSPAC) na VARIG, VASP e TAM. O Tenente-Brigadeiro do Ar Paes de Barros também participou da Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI) e de diversos fóruns na Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

Dentre as principais condecorações recebidas, estão: Ordem do Mérito da Defesa – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Aeronáutico – Grau Grã Cruz; Ordem do Mérito Militar – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Naval – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Judiciário Militar – Grau Alta Distinção; Ordem de Rio Branco – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Ministério Público Militar – Grau Alta Distinção; Medalha da Vitória; Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina; Medalha Mérito Santos Dumont; Medalha do Pacificador; Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Mérito Operacional Nero Oura; Medalha Eduardo Gomes – Aplicação e Estudo; Ordem do Mérito dos Guararapes – Grau Grande Oficial (PE); Medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro; Medalha de Honra da Inconfidência (MG); Medalha Mérito Santos-Dumont – Passador de Ouro – (MG); Medalha da Ordem Nacional do Mérito da França – Grau Oficial.

BRIGADEIRO DO AR ANDRÉ LUIZ FONSECA E SILVA

Diretoria de Operações e Serviços Técnicos – DO

(61) 3312-3210
do@infraero.gov.br

Áreas Vinculadas

DOGP – SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DA OPERAÇÃO
PAULO EDUARDO CAVALCANTE
paulopec@infraero.gov.br

DOSA – SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DA SEGURANÇA E INTELIGÊNCIA
GABRIELA DE CASTRO GILBERTO PENHA
gabrielapenha@infraero.gov.br

DONA – SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DA NAVEGAÇÃO AÉREA
MARCUS VINICIUS DO AMARAL GURGEL
marcus_gurgel@infraero.gov.br

DOEG – SUPERINTENDÊNCIA DE ENGENHARIA
GIULIANO CAPUCHO DOS SANTOS
capucho@infraero.gov.br

DOMN – SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DA MANUTENÇÃO
RICARDO MIRANDA DE OLIVEIRA
rmiranda@infraero.gov.br

  • Mestrando em Segurança Hemisférica pela Academia Nacional de Estudos Políticos e Estratégicos – Anep – Chile.
  • Graduado em Segurança e Defesa Hemisféricas – Colégio Interamericano de Defesa – Washington – DC – EUA.
  • Curso de Comando e Estado Maior – Universidade da Força Aérea.
  • Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – Universidade da Força Aérea.
  • Curso de Formação de Oficiais Aviadores – AFA.
  • Curso de Inspetor da Aviação Civil.
  • Curso de Estratégia de Defesa Hemisférica no Colégio Interamericano de Defesa.

O novo diretor de Operações e Serviços Técnicos da Infraero começou sua trajetória como instrutor de voo da Academia da Força Aérea e seguiu carreira como piloto de caça, voando por 16 anos nessa aviação.

Foi piloto presidencial, assessor da Aeronáutica da Presidência da República e chefe de Assessoria da Aeronáutica da Presidência da República; subdiretor de Material Bélico da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico da Aeronáutica; diretor do Centro Logístico da Aeronáutica e, por último, exerceu a função de assessor da Área Espacial da Chefia de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa.

THIAGO PEREIRA PEDROSO

Diretoria de Negócios Comerciais – DN

(61) 3312-3130
dn@infraero.gov.br

Áreas Vinculadas

DNES – SUPERINTENDÊNCIA DE NEGÓCIOS EM ÁREAS EXTERNAS E SERVIÇOS AÉREOS
BRUNO TAVARES BASSETO
bbasseto@infraero.gov.br

DNVA – SUPERINTENDÊNCIA DE NEGÓCIOS EM VAREJO AEROPORTUÁRIO
ARI MAFRA NETO
arimafra@infraero.gov.br

DNSL – SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS EM SOLUÇÕES LOGÍSTICAS
FRANCISCO XAVIER DA SILVA NUNES
francisconunes@infraero.gov.br

DNSA – SUPERINTENDÊNCIA DE NEGÓCIOS EM SERVIÇOS AEROPORTUÁRIOS
CLAITON RESENDE FARIA
crfaria@infraero.gov.br

Mestrando em Gestão do Transporte Aéreo pela École Nationale de I’Aviation Civile – ENAC – França.

Pós-Graduado em Gestão de Infraestrutura Aeroportuária: Aeroportos Regionais pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA.

Pós-Graduado em Direito do Estado pela Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte.

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília – UnB, é funcionário de carreira da Controladoria-Geral da União (CGU) desde o ano de 2009.

Foi Secretário-Executivo Substituto da Secretaria de Aviação Civil, presidente do Conselho Fiscal da Infraero entre os anos de 2015 e 2016, e membro da Comissão de Especialistas para a Revisão do Código Brasileiro de Aeronáutica no Senado.

Na Infraero, também esteve à frente da Diretoria Financeira e de Serviços Compartilhados no ano de 2016 e desde 2017 atuava como Diretor de Navegação Aérea, Capacitação e Pesquisa na Secretaria de Aviação Civil.

THIAGO PEREIRA PEDROSO

Diretoria de Planejamento, Finanças e Relações com Investidores – DF

(61) 3312-3140
df@infraero.gov.br

Áreas Vinculadas

DFPA – SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO AEROPORTUÁRIO
FERNANDO DE OLIVEIRA VIEIRA
fernando_vieira@infraero.gov.br

DFGE – SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA
MAYARA NASCIMENTO DE FARIAS DUTRA DE ANDRADE
mayara_farias@infraero.gov.br

DFCO – SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLADORIA
ELISMAR GONCALVES LOPES
elopes@infraero.gov.br

DFRI – SUPERINTENDÊNCIA DE PARTICIPAÇÕES E RELAÇÕES COM INVESTIDORES
MAURO ROBERTO PACHECO DE LIMA
mauro_roberto@infraero.gov.br

DFMA – SUPERINTENDÊNCIA DE MEIO AMBIENTE
FUED ABRÃO JUNIOR
fajunior@infraero.gov.br

Mestrando em Gestão do Transporte Aéreo pela École Nationale de I’Aviation Civile – ENAC – França.

Pós-Graduado em Gestão de Infraestrutura Aeroportuária: Aeroportos Regionais pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA.

Pós-Graduado em Direito do Estado pela Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte.

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília – UnB, é funcionário de carreira da Controladoria-Geral da União (CGU) desde o ano de 2009.

Foi Secretário-Executivo Substituto da Secretaria de Aviação Civil, presidente do Conselho Fiscal da Infraero entre os anos de 2015 e 2016, e membro da Comissão de Especialistas para a Revisão do Código Brasileiro de Aeronáutica no Senado.

Na Infraero, também esteve à frente da Diretoria Financeira e de Serviços Compartilhados no ano de 2016 e desde 2017 atuava como Diretor de Navegação Aérea, Capacitação e Pesquisa na Secretaria de Aviação Civil.

GILVANDRO VASCONCELOS COELHO DE ARAÚJO

Diretoria de Serviços e Suporte Júrídico – DS

(61) 3312-1732
ds@infraero.gov.br

Áreas Vinculadas

DSCN – SUPERINTENDÊNCIA DE CONSULTORIA JURÍDICA E DE ASSUNTOS REGULATÓRIOS
RAFAEL DA ANUNCIAÇÃO
ranunciacao.br@infraero.gov.br

DSPJ – SUPERINTENDÊNCIA DE PROCURADORIA JURÍDICA
AURÉLIO LEMOS VIDAL DE NEGREIROS
alnegreiros@infraero.gov.br

DSGP – SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS
CÂNDIDO FERREIRA DE ASSIS NETO
candido_neto@infraero.gov.br

DSSA – SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS
JOSÉ ANTONIO PESSOA NETO
joseantonioneto@infraero.gov.br

DSTI – SUPERINTENDÊNCIA DE TI
EDSON DONIZETTE BOLDEZAN
eboldezan.cnsp@infraero.gov.br

Doutorando em Direito pela l´Université Panthéon Assas – Paris IIDiplôme d´Etudes Approfondies (DEA Droit Public Général) pela Faculté de Droit de L´Université de Montpellier I.

Pós-graduação em Direito da Concorrência pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade Católica de Pernambuco.

Foi Presidente Interino do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE entre janeiro e julho de 2017. Conselheiro do CADE (2014 a 2018), Procurador Geral do CADE (de 2010 a 2014).

Procurador Federal por concurso da Advocacia Geral da União desde 2004.

Atua principalmente perante a Administração Pública Federal, no consultivo e contencioso, nas áreas de regulação setorial e concorrência. A partir de 21.01.2019 assumiu a Diretoria de Serviços e Suporte Jurídico da Infraero.

Conselho de Administração

Ronei Saggioro Glanzmann

Presidente – Ministério da Infraestrutura

Áreas Vinculadas

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF (1996-2001), em Minas Gerais, é servidor público federal integrante da carreira de Analista do Banco Central do Brasil desde 2003.

A partir de 2006 foi cedido para a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), onde atuou como Gerente de Análise Estatística e Acompanhamento de Mercado até 2011, quando foi requisitado pela Presidência da República para exercer o encargo de Diretor de Outorgas da então Secretaria de Aviação Civil (SAC-PR), que teve suas competências transferidas para o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA) em 2016.

Com a aprovação da nova estrutura regimental do MTPA no início de 2017, exerceu o encargo de Diretor de Outorgas e Patrimônio até janeiro de 2018, assumindo então a função de Diretor de Políticas Regulatórias da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério até janeiro de 2019 e, desde então, exerce a função de Secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura.

HÉLIO PAES DE BARROS JÚNIOR

Membro – Presidente da Infraero

Telefone: (61) 3312-3988
Email: presidencia@infraero.gov.br

Áreas Vinculadas

PRMC – SUPERINTENDÊNCIA DE MARKETING E COMUNICAÇÃO SOCIAL
LEA MARIA CAVALLERO BARBACOVI
comunicacaosocial@infraero.gov.br

PRRC – SUPERINTENDÊNCIA DE GOVERNANÇA, RISCO E COMPLIANCE
SIDNEY BRITO DA SILVA
sbsilva@infraero.gov.br

Natural do Rio de Janeiro, o Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior nasceu em 2 de maio de 1953. Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea, e em Matemática, com área de concentração em Sistemas de Informação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui especialização em Política e Estratégia Aeroespaciais e pós-graduação em Ciências Militares, ambos pela Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), além de curso de especialização de oficiais pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EAOAR).

Ingressou na Aeronáutica em 1969, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), tendo atuado em diversas funções. Especificamente com relação à aviação civil, atuou no antigo Departamento da Aviação Civil (DAC), onde foi vice chefe de Tecnologia da Informação, chefe do Subdepartamento de Operações e chefe do Subdepartamento de Serviços Aéreos. Em 2007, atuou como diretor na Diretoria de Material Aeronáutica e Bélico (DIRMAB). No ano de 2010, assumiu o Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR). Em 2011, esteve à frente do Estado-Maior do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR). Durante o período de 2012 até 2014 foi Comandante do Comando-Geral de Apoio (COMGAP). A partir do ano de 2015, tornou-se Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. Já em 2016, assumiu uma das diretorias da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), onde permaneceu até 2018.

Com mais de quatro mil horas de voo, já pilotou mais de onze aeronaves distintas, tendo voado o jato AT-26 Xavante, o B-737 Boeing e o caça F-103 Mirage III E & D como piloto de Defesa Aérea, atingindo o nível de líder de Grupo de Aviação de Caça. Foi piloto inspetor (INSPAC) na VARIG, VASP e TAM. O Tenente-Brigadeiro do Ar Paes de Barros também participou da Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI) e de diversos fóruns na Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

Dentre as principais condecorações recebidas, estão: Ordem do Mérito da Defesa – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Aeronáutico – Grau Grã Cruz; Ordem do Mérito Militar – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Naval – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Judiciário Militar – Grau Alta Distinção; Ordem de Rio Branco – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Ministério Público Militar – Grau Alta Distinção; Medalha da Vitória; Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina; Medalha Mérito Santos Dumont; Medalha do Pacificador; Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Mérito Operacional Nero Oura; Medalha Eduardo Gomes – Aplicação e Estudo; Ordem do Mérito dos Guararapes – Grau Grande Oficial (PE); Medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro; Medalha de Honra da Inconfidência (MG); Medalha Mérito Santos-Dumont – Passador de Ouro – (MG); Medalha da Ordem Nacional do Mérito da França – Grau Oficial.

ANTONIO CARLOS EGITO DO AMARAL

Membro – Representante do Ministério da Defesa (MD)

PRRC – SUPERINTENDÊNCIA DE GOVERNANÇA, RISCO E COMPLIANCE
SIDNEY BRITO DA SILVA
sbsilva@infraero.gov.br

MBA em Administração Estratégica em Sistemas de Informação – Departamento de Tecnologia da Informação – FGV; pós-graduado em Recursos Humanos – Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas – PUC/RS e em Integração e Mercosul – Centro de Estudos Sociais – UFRGS/RS; e bacharel em Ciências Econômicas – Faculdade de Ciências Econômicas – UFRGS/RS. Concluiu, em 2018,  o curso de Capacitação para Conselheiros de Administração da União, pela Fundação Dom Cabral.

Exerceu no período de 13.08.2012 a 18.08.2016 o cargo de Coordenador-Geral de Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – DEST, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e, desde 19.08.2016, exerce o cargo de Diretor do Departamento de Política de Pessoal e Previdência Complementar de Estatais – DEPEC, vinculado à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – SEST do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Vago

Membro – Ministério da Defesa (MD)

JOÃO MANOEL DA CRUZ SIMÕES

Membro – Ministério da Economia

MBA em Administração Estratégica em Sistemas de Informação – Departamento de Tecnologia da Informação – FGV; pós-graduado em Recursos Humanos – Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas – PUC/RS e em Integração e Mercosul – Centro de Estudos Sociais – UFRGS/RS; e bacharel em Ciências Econômicas – Faculdade de Ciências Econômicas – UFRGS/RS. Concluiu, em 2018,  o curso de Capacitação para Conselheiros de Administração da União, pela Fundação Dom Cabral.

Exerceu no período de 13.08.2012 a 18.08.2016 o cargo de Coordenador-Geral de Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – DEST, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e, desde 19.08.2016, exerce o cargo de Diretor do Departamento de Política de Pessoal e Previdência Complementar de Estatais – DEPEC, vinculado à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – SEST do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Luiz Gylvan Meira Filho

Membro Independente – Ministério da Infraestrutura

“Doctor of Philosophy”, Departamento de Astro-Geofísica, Universidade do Colorado, EEUU, 1970., Engenheiro de Eletrônica, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 1964.

Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, Comendador da Ordem Nacional do Mérito de Rio Branco, Comendador da Ordem Nacional do Mérito Aeronáutico, Medalha do Pacificador, Medalha de Tamandaré, NASA Distinguished Public Service Medal, Chevalier de la Légion d’Honneur, Ordem do Mérito Cartográfico.

Vice-Presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima – IPCC (1996-2002). Co-Presidente do Grupo de Trabalho I (aspectos científicos) do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima – IPCC (1990-1995). Presidente do Grupo de Negociação do Artigo 3 (metas de redução de emissões dos países industrializados) do Protocolo de Quioto (1996-1997). Presidente do Grupo de Negociação do Artigo 12 (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) do Protocolo de Quioto (1997).

Membro da Junta Executiva do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo do Protocolo de Quioto (2001-2003). Presidente do Painel sobre Metodologias de linhas de base da Junta Executiva do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo do Protocolo de Quioto (2002-2003). Professor Visitante, Instituto de Estudos Avançados, Universidade de São Paulo (abr/2004 ao presente).

“Senior Scientific Adviser”, Secretaria da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (jan/2003 a jan/2004).

Secretário de Políticas e Programas de Ciência e Tecnologia, Ministério da Ciência e Tecnologia (out/2001 a dez/2002).

Presidente da Agência Espacial Brasileira (mar/1994 a out/2001). Consultor, Organização Meteorológica Mundial (jul/1993 a nov/1993). Assessor Especial do Ministro da Ciência e Tecnologia (fev/1991 a jul/1993).

Diretor de Meteorologia;

Diretor de Observação da Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (abr/1989 a fev/1991). Gerente de projeto; Chefe do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (dez/1986 a abr/1989).

Senior Scientific Officer for Long-Range Forecasting Research Program, World Meteorological Organization, (ago/1985 a dez/1986).

Regional Director for the Americas of the World Meteorological Organization (set/1981 a ago/1985). Diretor Científico do Instituto de Pesquisas Espaciais (fev/1971 a set/1974).

MARCIO GUEDES PEREIRA JUNIOR

Membro – Independente

Marcio é atualmente sócio da Pangea, membro do Conselho de Administração da Cia. Hering, da Ourofino Saúde Animal, das Indústrias Romi S.A. e da Renova Energia S.A., membro do Conselho de Regulação e Melhores Práticas do Mercado de Capitais da Anbima tendo sido anteriormente diretor da associação, além de sócio e conselheiro certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Anteriormente, liderou o grupo de Investiment Banking do Banco J. Safra, e foi diretor de investiment banking no Credit Suisse, Citigroup e Unibanco. Possui ampla experiência em M&A e transações de Mercado de Capitais, incluindo tanto transações de dívida quanto de equity. É formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e completou MBA pela FGV após estudar na Stern School of Business da New York University.

RODRIGO SILVA GONÇALVES

Membro – Representante dos Empregados

Rodrigo Silva Gonçalves, procurador da INFRAERO, pós-graduado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCC, com atuação em diversas áreas da Diretoria Jurídica da Infraero (Ago/2007 à set/2017)

Ex-presidente da Associação Nacional dos Procuradores da Infraero – ANPINFRA (fev/2014 à Jan/2016).

Conselho fiscal

MARCELO SAMPAIO CUNHA FILHO

Presidente – Ministério da Infraestrutura

ROGRIGO OTAVIO MOREIRA DA CRUZ

Membro – Ministério da Infraestrutura

MATHIAS LENZ NETO

Membro – TN/MF

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília – UnB – 2002, Mestrado em Economia pela Universidade de Brasília – UnB – 2006.

Aprovado e efetivado na Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda desde junho/2009, trabalhou na Coordenação-Geral de Planejamento Estratégico da Dívida Pública (COGEP), na Gerência de Relacionamento Institucional (GERIN), na Assessoria Econômica (ASSEC) e atualmente trabalha na Coordenação-Geral de Planejamento de Operações Fiscais (CPLAN).

Comitê de Auditoria - COAUD

ARAMIS SÁ DE ANDRADE

Coordenador

Graduado em Economia e em Direito (Universidade Federal do Acre); pós-graduado em Direito Civil e Direito Processual Civil (Estácio de Sá); MBA Formação Geral em Administração para Altos Executivos (USP/FIA); e extensões acadêmicas em Gestão  de Serviços Jurídicos (FGV-Law);  Análise   de  Projetos (IPEA); Banking e Sistema Financeiro no Mercado Global (The University of Chicago Booth School of Business-USA); Programa Executivo “BB Digital Business Transformation” (MIT-USA); Operational Efficiency Responsibility  and  Sustainable Business  (UPeace/ONU-NY-USA);  Governança Corporativa (USP/FIPECAFI); e Melhores Práticas de Governança Corporativa para Executivos (IBGC). Certificações em Seguridade Social – Ênfase em Administração (ICSS); Comércio Exterior, Conformidade e Controles Internos, Aspectos Jurídicos dos Negócios Bancários, Gestão de Pessoas e Marketing (UNB/CESPE).

Foi funcionário do Banco do Brasil durante 36 anos (1979-2015), onde exerceu diversos cargos de administração nas áreas de negócios, de apoio aos negócios e à gestão e de governança corporativa, incluindo os de Gerente Executivo e de Diretor Não-Estatutário (Gerente Geral) na Unidade Estratégica de Arquitetura e Governança da Diretoria de Tecnologia da Informação (2012-2015); Gerente Geral de Unidades Jurídicas Regionais (Acre, Pará, Bahia e Distrito Federal / 1997-2012); Superintendente Estadual de Negócios no Acre (1992-1995); Conselheiro Deliberativo na BB-Previdência Fundo de Pensão Banco do Brasil (2015-2017) e no SEBRAE-AC (1992-1995); Membro e Vice-Coordenador do Comitê de Auditoria na BBTS-Tecnologia e Serviços/Cobra Tecnologia S.A. (2013-2015); e Conselheiro Fiscal (suplente) na WEG S.A. (2016-2018). Atualmente, é sócio e Diretor Administrativo-Financeiro na RunPalBr Aceleradora de Startups, de Empresas e Negócios Ltda. e Conselheiro Fiscal na Metalúrgica Gerdau S.A.

MIGUEL DA SILVA NEUBERN JÚNIOR

Membro

Graduado em Ciências Contábeis (UnB), pós-graduação em Auditoria (UnB) e em Direito Constitucional (IDP), possui pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações (ESAD/FUNCEFET). Exerceu o cargo de Gerente de Auditoria na Brasil Telecom S.A (mar/1993 a fev/2009), Sescoop Nacional – Sistema S (mar/2009 a fev/2014), Norte Engergia S.A (mai/2014 a jun/2015), Grupo Energisa/RJ (jul/2015 a jun/2016). Atuou como Gerente de Compliance na Apura Cybersecurity Inteligence de julho/2016 a novembro/2017 e, atualmente, responde pela área de Compliance, Gestão de Riscos e Auditoria da Vexia Outsourcing. Atuou na implementação e estruturação de áreas como Auditoria Interna, Riscos, Compliance e Antifraude. Realizou diversos trabalhos em conjunto com auditorias e consultorias externas e também pela CGU (requisitado), trabalhos de auditoria e compliance para o atendimento da legislação americana e brasileira, além de interlocução com órgãos governamentais de controle.

PEDRO CARLOS DE MELLO

Membro

Graduado em Ciências Econômicas (Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas de Cruz Alta) e Ciências Contábeis (AEUDF), MBA  Controller (FIPECAFI/USP), Formação de Executivos (COPPEAD/UFRJ), e pós-graduação em Contabilidade, Custos e Auditoria (FGV). Trabalhou no Banco do Brasil entre jun/1971 a mar/2009, tendo atuado nas atividades de normas contábeis, controle contábil e demonstrações financeiras e, por último, ocupou o cargo de Contador Geral, tendo sob sua responsabilidade a apresentação das demonstrações contábeis com qualidade, transparência e fidedignidade da situação econômica e patrimonial da Empresa. Foi Conselheiro Fiscal da ACESITA, PREVI, Vale do Rio Doce, Gerdau, Marcopolo, Banco Votorantim, entre outras empresas. Desde setembro de 2016 é membro do Comitê de Auditoria do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG, sendo Coordenador desse Comitê desde agosto de 2017.

Comitê de Elegibilidade - COEL

JOÃO MANOEL DA CRUZ SIMÕES

Presidente – Representante do Conselho de Administração

MBA em Administração Estratégica em Sistemas de Informação – Departamento de Tecnologia da Informação – FGV; pós-graduado em Recursos Humanos – Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas – PUC/RS e em Integração e Mercosul – Centro de Estudos Sociais – UFRGS/RS; e bacharel em Ciências Econômicas – Faculdade de Ciências Econômicas – UFRGS/RS. Concluiu, em 2018,  o curso de Capacitação para Conselheiros de Administração da União, pela Fundação Dom Cabral.

Exerceu no período de 13.08.2012 a 18.08.2016 o cargo de Coordenador-Geral de Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – DEST, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e, desde 19.08.2016, exerce o cargo de Diretor do Departamento de Política de Pessoal e Previdência Complementar de Estatais – DEPEC, vinculado à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – SEST do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

ARAMIS SÁ DE ANDRADE

Membro – Representante do Comitê de Auditoria (COAUD) –

Graduado em Economia e em Direito (Universidade Federal do Acre); pós-graduado em Direito Civil e Direito Processual Civil (Estácio de Sá); MBA Formação Geral em Administração para Altos Executivos (USP/FIA); e extensões acadêmicas em Gestão  de Serviços Jurídicos (FGV-Law);  Análise   de  Projetos (IPEA); Banking e Sistema Financeiro no Mercado Global (The University of Chicago Booth School of Business-USA); Programa Executivo “BB Digital Business Transformation” (MIT-USA); Operational Efficiency Responsibility  and  Sustainable Business  (UPeace/ONU-NY-USA);  Governança Corporativa (USP/FIPECAFI); e Melhores Práticas de Governança Corporativa para Executivos (IBGC). Certificações em Seguridade Social – Ênfase em Administração (ICSS); Comércio Exterior, Conformidade e Controles Internos, Aspectos Jurídicos dos Negócios Bancários, Gestão de Pessoas e Marketing (UNB/CESPE).

Foi funcionário do Banco do Brasil durante 36 anos (1979-2015), onde exerceu diversos cargos de administração nas áreas de negócios, de apoio aos negócios e à gestão e de governança corporativa, incluindo os de Gerente Executivo e de Diretor Não-Estatutário (Gerente Geral) na Unidade Estratégica de Arquitetura e Governança da Diretoria de Tecnologia da Informação (2012-2015); Gerente Geral de Unidades Jurídicas Regionais (Acre, Pará, Bahia e Distrito Federal / 1997-2012); Superintendente Estadual de Negócios no Acre (1992-1995); Conselheiro Deliberativo na BB-Previdência Fundo de Pensão Banco do Brasil (2015-2017) e no SEBRAE-AC (1992-1995); Membro e Vice-Coordenador do Comitê de Auditoria na BBTS-Tecnologia e Serviços/Cobra Tecnologia S.A. (2013-2015); e Conselheiro Fiscal (suplente) na WEG S.A. (2016-2018). Atualmente, é sócio e Diretor Administrativo-Financeiro na RunPalBr Aceleradora de Startups, de Empresas e Negócios Ltda. e Conselheiro Fiscal na Metalúrgica Gerdau S.A.

LAURENCE GOMES E LIMA

Membro – Representante da Área Jurídica da Infraero

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto, com pós-graduação em Residência Jurídica – Área Processual Civil pelo Centro Universitário do Distrito Federal. Advogado, habilitado desde 2002. Possui cursos de atualização jurídica (DIEX), Auditoria Governamental (Associação Brasileira de Orçamento Público – ABOP), Gestão Orçamentária e Financeira (UFRS), Gestão de Documentos (SIPAR), Programa Gespública, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Atuou no Ministério da Saúde (2004-2010/2011-2013) como técnico especializado em projetos de cooperação técnica, e consultor de projetos; na Empresa Brasileira de Hemoderivados (2010-2011) e na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (2013-2014) como advogado. Ingressou na Infraero em 2014; atua como Procurador, cumulativamente com a função de Assessor da Diretoria de Serviços e Suporte Jurídico.

Conselho da Infraero NAS SPE'S

Brasília

THIAGO PEREIRA PEDROSO

Administração


Mestrando em Gestão do Transporte Aéreo pela École Nationale de I’Aviation Civile – ENAC – França.

Pós-Graduado em Gestão de Infraestrutura Aeroportuária: Aeroportos Regionais pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA.

Pós-Graduado em Direito do Estado pela Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte.

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília – UnB, é funcionário de carreira da Controladoria-Geral da União (CGU) desde o ano de 2009.

Foi Secretário-Executivo Substituto da Secretaria de Aviação Civil, presidente do Conselho Fiscal da Infraero entre os anos de 2015 e 2016, e membro da Comissão de Especialistas para a Revisão do Código Brasileiro de Aeronáutica no Senado.

Na Infraero, também esteve à frente da Diretoria Financeira e de Serviços Compartilhados no ano de 2016 e desde 2017 atuava como Diretor de Navegação Aérea, Capacitação e Pesquisa na Secretaria de Aviação Civil.

FABIANA TODESCO

Administração


Mestra em Engenharia Aeronáutica e Mecânica (ITA), graduada em Engenharia de Produção (UFScar), Atuações principalmente nos seguintes temas: Transporte Aéreo, Operações de pátio dos aeroportos.

Atuou como Diretora do Departamento de Gestão do Programa Federal de Auxílio aos Aeroportos – PROFAA, Assessora Técnica da Secretaria-Executiva da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Aeroportuária da Secretaria de Aviação Civil, Diretora do Departamento de Infraestrutura Aeroportuária Civil da Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Defesa.

ELISMAR GONÇALVES LOPES

Fiscal


Empregado orgânico concursado na Infraero no cargo de Analista Superior II – Contador desde fevereiro de 1998.

Especialização em Contabilidade em IFRS pela Universidade de São Paulo – USP – Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração – INEPAD, em Gestão da Aviação Civil pela Universidade de Brasília – UnB – Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes e em Contabilidade Gerencial pela União Pioneira de Integração Social – UPIS. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília – UnB.

Atuou nas funções de confiança de Superintendente Sede de Gestão Financeira e Orçamentária, Gerente de Contabilidade e Custos e Coordenador de Análise do Desempenho Empresarial na Infraero.

Atuou como membro do Conselho de Administração da GRU Airport, Concessionária do Aeroporto Internacional de São Paulo e como membro do Conselho Fiscal da Inframerica Concessionária do Aeroporto de Brasília e da Concessionária do Aeroporto Internacional de Confins S.A. Atualmente está como Superintendente de Controladoria da Diretoria de Planejamento, Finanças e Relações com Investidores da Infraero.

SIDNEY BRITO DA SILVA (SUPLENTE)

Fiscal

Graduado em Licenciatura, Graduado em Gestão Pública, Pós-graduado em Gestão de Logística na Administração Pública, Pós-graduado em Gestão de Risco e Fraude.

Superintendente de Gestão de Risco e Compliance, Superintendente de Administração Geral, Superintendente de Gestão de Contratos e Convênios, Gerente de Contratos de Serviços Contínuos da Sede, Gerente de Contratos da Superintendência Regional do Nordeste, Gerente Regional de Administração da Superintendência Regional do Nordeste, Gerente de Contratos Comerciais da Sede, Assessor da Diretoria Comercial, Gerente de Administração da Superintendência Regional do Centro-Leste, Coordenador de Fiscalização e Controle de Resultados da Superintendência de Gestão de Contratos Contínuos, Coordenador de Licitações da Superintendência Regional do Nordeste, Coordenador de Licitações e Contratos da Superintendência Regional do Nordeste, Superintendente de Relações com o Mercado.

Campinas

RICARDO SAMPAIO DA SILVA FONSECA

Administração


Mestre em Economia (UFBA), Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Salvador, e MBA em finanças pelo IBMEC.

Atuou na Infraero entre 2010 e 2011 como Analista Superior II, fazendo análise econômico-financeira de projetos e avalição de empreendimentos na gerência de contratos e de controle empresarial.

Em 2012 ingressou na Secretaria Nacional de Aviação Civil – SAC, como Coordenador de Acompanhamento de Mercado, passando pelo cargo de Coordenador-Geral de Políticas Regulatórias e Diretor do Departamento de Políticas Regulatórias.

GILVANDRO VASCONCELOS COELHO DE ARAÚJO

Administração

Doutorando em Direito pela l´Université Panthéon Assas – Paris IIDiplôme d´Etudes Approfondies (DEA Droit Public Général) pela Faculté de Droit de L´Université de Montpellier I.

Pós-graduação em Direito da Concorrência pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade Católica de Pernambuco.

Foi Presidente Interino do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE entre janeiro e julho de 2017. Conselheiro do CADE (2014 a 2018), Procurador Geral do CADE (de 2010 a 2014).

Procurador Federal por concurso da Advocacia Geral da União desde 2004.

Atua principalmente perante a Administração Pública Federal, no consultivo e contencioso, nas áreas de regulação setorial e concorrência. A partir de 21.01.2019 assumiu a Diretoria de Serviços e Suporte Jurídico da Infraero.

NERYLSON LIMA DA SILVA

Fiscal


Graduado em Engenharia Civil, pela UNICAMP, Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, pela EEP-FUNDACENTRO.

Atuou como Secretário Municipal na Prefeitura de Limeira (SP) de 2.013 a 2.016, na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento da área rural, Secretaria de Serviços Públicos, e Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

Foi Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Limeira, em 2013; Foi membro do Conselho de Planejamento Urbano de Limeira, de 2.013 a 2.016; Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Economico e Social de Limeira de 2.015 a 2016; Atua como Perito Judicial, área cível,  junto ao Fórum da Comarca de Limeira (SP) desde 1.984, Presidente-Executivo do SAAE de Cordeirópolis (SP).

RAILTON EDSON DOS SANTOS

Fiscal


Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Jurídicas, Contábeis e Administrativas da Zona Leste de São Paulo (1988). Pós-graduado em Controladoria pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FAAP (1994). Participou do curso de  Formação e Desenvolvimento de Executivos em Gestão Empresarial, em nível de pós-graduação “lato sensu” (1998), planejado e promovido pela INFRAERO.

Atuou como Gerente de Finanças da Superintendência Regional do Sudeste de 1997 até 2009, Gerente Financeiro do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos até 2013 e em 2015 passou a atuar como Assessor II – DF.

Confins

André Luiz Fonseca e Silva

Administração

Formado pela Academia da Força Aérea, teve suas principais experiências profissionais na área de Operações Aéreas, Logística/Manutenção de aeronaves/Material Aeronáutico e Gestão de Recursos Materiais e Humanos.

Foi Subdiretor de Material Bélico da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico da Aeronáutica, responsável pelo planejamento e controle logísticos de material bélico da FAB.  Desenvolveu trabalho de reestruturação da DIRMAB baseado em processos, onde redesenhou os Macroprocessos e sugeriu nova estrutura, Diretor do Centro Logístico da Aeronáutica, Assessor da Área Espacial da Chefia de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, atualmente é Diretor de Operações e Serviços Técnicos na INFRAERO.

Carlos Eduardo Resende Prado

Administração

Graduado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), graduado em Direito pela Universidade de Brasília (2016) e Mestre em Direito pela Universidade de Brasília (curso em andamento).

Atuou na função de Chefe de Gabinete na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, como Coordenador-Geral de Outorgas no Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, membro da comissão de assuntos constitucionais da OAB/DF,   Chefe de Gabinete e Gestor do Fundo Nacional de Aviação Civil,  Chefe de Gabinete e Secretário Substituo no Ministério da Infraestrutura.

Roberto Rodrigues Loiola

Fiscal

Mestre em Engenharia Elétrica (UNB), especializado em Gestão Pública (ENAP).

Foi Subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil na Presidência da República, Assessor na Secretaria Executiva – Diretoria de Gestão Estratégica do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Assessor na Diretoria do Departamento nas áreas de políticas do Ministério das Comunicações.

Atualmente, atua como Chefe de Gabinete do Ministro da Infraestrutura.

Claiton Resende Faria (SUPLENTE)

Fiscal

Graduado em Direito pela Faculdade UniProjeção em Direto, graduado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Brasília, e Pós-graduado em MBA- Gestão de Sistemas de Informação pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

Exerceu a função de Superintendente de Áreas Externas e Serviços Aéreos – DCES, de Marketing Comercial – DCMK, de Tecnologia da Informação – DGTI, sendo atualmente Superintendente de Negócios em Serviços Aeroportuários.

Galeão

JOSE ANTONIO PESSOA NETO

Administração

Graduado em Administração de Empresas pela UNICAP/PE, com título de Mestrado pela UFPE, MBA executivo em Gestão de Negócios pela UFPE, Pós Graduando em Direito Empresarial FGV (conclusão prevista para 2020).

Cordenou ou Grupo de Trabalho que elaborou o Regulamento de Licitações e Contratos da Infraero, em atendimento à Lei 13.303/2016.

Ocupou diversas funções de confiança na Infraero, a nível de chefia, coordenação, gerência, assessoria, superintendência e Diretor substituto. Atualmente está na função de Superintendente de Serviços Administrativos.

Viviane Esse

Administração

Mestra em Infraestrutura pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA especialização na área de Infraestrutura de Transportes, com ênfase em Regulação de Transportes Terrestres pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, graduada em engenharia civil pela Universidade Estadual Paulista ”Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e em Tecnologia em Processamento de Dados no Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” (CEETEPS/UNESP).

Atuou com assessora especial e Subchefe de Articulação e Monitoramento Substituta da Subchefia de Articulação e Monitoramento – SAM da Casa Civil da Presidência da República. Na Agência Nacional de Transportes Terrestres atuou como Superintendente de Infraestrutura de Rodovias, como Gerente de Engenharia e Investimento substituta e no assessoramento técnico da Diretoria Geral.

Atualmente é a Secretária-Executiva Adjunta do Ministério da Infraestrutura.

Martha Seillier

Administração

Martha Seillier assumiu a Presidência da Empresa na tarde de quinta-feira, 17 de janeiro. A nova presidente da Infraero é servidora pública federal da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

Mestre em Economia pela Universidade de Brasília/UnB, Martha Seillier é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, com formação na Escola Nacional de Administração Pública/ENAP. Também é bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília/UniCEUB e bacharel em Economia pela Universidade de Brasília/UnB.

Diretora do Departamento de Regulação e Concorrência da Aviação Civil (DERC) da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR), no período de 2011 a 2016, a presidente da Infraero já exerceu a função de coordenadora no Departamento de Política de Aviação Civil da Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Defesa, em 2010.

Antes de ingressar na Empresa, atuou como assessora-chefe da Assessoria Especial da Casa Civil da Presidência da República (CC/PR) – com foco na coordenação de reformas estratégicas para o País, como a reforma trabalhista e a reforma da previdência – até o final do ano de 2018.

Alex de Sousa Araújo

Fiscal

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília (UnB), graduando em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), Especialização em Planejamento e Orçamento Público e Especialização em Economia do Setor Público, ambas pela Faculdade Unyleya.

Atuou na Equipe de Transição de Governo 2018/2019, nomeado membro do Grupo Técnico da temática Infraestrutura, tendo a função de elaborar o plano do novo Governo. Atualmente é Chefe de Gabinete da Secretaria Executiva no Ministério da Infraestrutura.

Mônica Maria Mendes Moreira (SUPLENTE)

Fiscal

Graduada em Ciências Contábeis, MBA de Gestão Empresarial pela Universidade de Brasília (UnB)

Possui experiência profissional na Infraero onde atua desde março de 1987,  já tendo exercido as funções de: Assessora da Diretoria Financeira e da Diretoria de Planejamento e Superintendente de Gestão das Participações – DFGP, estando atualmente como Assessora Especial da Presidência da Infraero.

Guarulhos

HÉLIO PAES DE BARROS JÚNIOR

Administração


presidencia@infraero.gov.br

Natural do Rio de Janeiro, o Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior nasceu em 2 de maio de 1953. Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea, e em Matemática, com área de concentração em Sistemas de Informação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui especialização em Política e Estratégia Aeroespaciais e pós-graduação em Ciências Militares, ambos pela Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), além de curso de especialização de oficiais pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EAOAR).

Ingressou na Aeronáutica em 1969, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), tendo atuado em diversas funções. Especificamente com relação à aviação civil, atuou no antigo Departamento da Aviação Civil (DAC), onde foi vice chefe de Tecnologia da Informação, chefe do Subdepartamento de Operações e chefe do Subdepartamento de Serviços Aéreos. Em 2007, atuou como diretor na Diretoria de Material Aeronáutica e Bélico (DIRMAB). No ano de 2010, assumiu o Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR). Em 2011, esteve à frente do Estado-Maior do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR). Durante o período de 2012 até 2014 foi Comandante do Comando-Geral de Apoio (COMGAP). A partir do ano de 2015, tornou-se Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. Já em 2016, assumiu uma das diretorias da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), onde permaneceu até 2018.

Com mais de quatro mil horas de voo, já pilotou mais de onze aeronaves distintas, tendo voado o jato AT-26 Xavante, o B-737 Boeing e o caça F-103 Mirage III E & D como piloto de Defesa Aérea, atingindo o nível de líder de Grupo de Aviação de Caça. Foi piloto inspetor (INSPAC) na VARIG, VASP e TAM. O Tenente-Brigadeiro do Ar Paes de Barros também participou da Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI) e de diversos fóruns na Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

Dentre as principais condecorações recebidas, estão: Ordem do Mérito da Defesa – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Aeronáutico – Grau Grã Cruz; Ordem do Mérito Militar – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Naval – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Judiciário Militar – Grau Alta Distinção; Ordem de Rio Branco – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Ministério Público Militar – Grau Alta Distinção; Medalha da Vitória; Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina; Medalha Mérito Santos Dumont; Medalha do Pacificador; Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Mérito Operacional Nero Oura; Medalha Eduardo Gomes – Aplicação e Estudo; Ordem do Mérito dos Guararapes – Grau Grande Oficial (PE); Medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro; Medalha de Honra da Inconfidência (MG); Medalha Mérito Santos-Dumont – Passador de Ouro – (MG); Medalha da Ordem Nacional do Mérito da França – Grau Oficial.

Marcelo Sampaio Cunha Filho

Administração

Mestre em Planejamento de Transporte (UNB). Licenciado em Engenharia Civil com ênfase no Transporte (UNB). Analista de infraestrutura do Ministério da Economia.

Foi Subchefe Adjunto de Gestão Pública da Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil – Presidência da República, Diretor de Informações e gestão Estratégica de Transporte na Secretaria de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes. Atualmente é Secretário Executivo do Ministério da Infraestrutura.

Ronei Saggioro Glanzmann

Administração

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF (1996-2001), em Minas Gerais, é servidor público federal integrante da carreira de Analista do Banco Central do Brasil desde 2003.

A partir de 2006 foi cedido para a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), onde atuou como Gerente de Análise Estatística e Acompanhamento de Mercado até 2011, quando foi requisitado pela Presidência da República para exercer o encargo de Diretor de Outorgas da então Secretaria de Aviação Civil (SAC-PR), que teve suas competências transferidas para o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA) em 2016.

Com a aprovação da nova estrutura regimental do MTPA no início de 2017, exerceu o encargo de Diretor de Outorgas e Patrimônio até janeiro de 2018, assumindo então a função de Diretor de Políticas Regulatórias da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério até janeiro de 2019 e, desde então, exerce a função de Secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura.

ANTONIO PALLU

Fiscal


apallu@infraero.gov.br

Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Iniciou na Infraero em 1996, como profissional de serviços aeroportuários, onde atuava no pátio de aeronaves. Prestou serviços nas áreas de operações e segurança e manutenção. Foi um dos responsáveis pela implantação do sistema de gestão da qualidade no aeroporto.

Exerceu a função de: Gerente do Aeroporto de Bacacheri em Curitiba, Gerente de Administração e Finanças do SBCT, Superintendente do Aeroporto Internacional de Curitiba/Afonso Pena e Superintendente do Aeroporto Internacional de Florianópolis/Hercílio Luz.

Valternei do Amaral Oliveira(SUPLENTE)

Fiscal


valternei_oliveira@infraero.gov.br

Bacharel em ciências contábeis pela Universidade Católica de Brasília, pós graduado em finanças pelo IBMEC, pos graduado em Controladoria pela Universidade Tuiuti-Paraná.

Foi Conselheiro Fiscal na INFRAPREV do Rio de Janeiro entre abril/2011 e abril/2013. Na Infraero de Brasília, está atualmente como Gerente de Orçamento Empresarial.