Projetos Sociais

Contribuir para o desenvolvimento sustentável do país, por meio de uma gestão socialmente responsável, que busque diminuir as distâncias entre a excelência tecnológica dos aeroportos brasileiros e as comunidades carentes que vivem no seu entorno é o grande objetivo do Programa Infraero Social.

Consciente de seu papel socialmente responsável no cenário nacional, a Infraero, com a importante parceria dos poderes municipais, estaduais e federal, das escolas e empresas privadas, vem realizando projetos que possam minimizar, de forma efetiva, o índice de exclusão existente em nosso país.

Para tanto, o Programa Infraero Social tem função estratégica para a empresa e comunidades próximas aos aeroportos, beneficiando a todos – os que necessitam do aprendizado e aqueles que produzem o conhecimento. As ações desenvolvidas em cada um dos projetos propiciam a inserção social e no mercado de trabalho de pessoas até então excluídas deste contexto, de forma a torná-las cidadãs conscientes e integradas à sociedade.

Anualmente crianças a partir de sete anos, jovens e adultos, integrantes de famílias com baixa renda familiar, são beneficiadas pelos projetos que contemplam diferentes áreas, com ênfase para a cidadania, capacitação profissional, educação ambiental e tecnologia da informação, gerando um impacto positivo nessas comunidades ao oferecer oportunidades aos jovens e às crianças no período extracurricular, afastando-as das ruas e da ociosidade, garantindo-lhes um futuro mais promissor.

AEROPORTO DE BACACHERI – PR

Infraero & Escola

Objetivo: oferecer 04 bolsas no efetivo de escolas
Início do projeto: 15/08/2002
Beneficiados até o momento: 130 jovens
Responsável: Adriana Gomes Fabrício
E-mail: agfabiano@infraero.gov.br

Tel.: (41) 3256-1441

O projeto social “Infraero & Escola” é uma parceria entre a Infraero e o Colégio Saint German (particular), na qual a Infraero disponibiliza uma área para desenvolvimento do projeto e, em contrapartida, o Colégio concede bolsas de estudo integrais relacionadas aos ensinos fundamental e médio para 04 alunos carentes; além de utilizar o espaço para o plantio de hortaliças e desenvolvimento de atividades relacionadas ao meio ambiente.

AEROPORTO INTERNACIONAL CRUZEIRO DO SUL – AC

Cruzeiro das Artes

Objetivo: oferecer palestras educativas e cursos profissionalizantes a 60 jovens por ano

Início do projeto: 16/10/2001
Beneficiados até o momento: 840 pessoas
Responsável: Adriana Barros Magalhães
E-mail: adriana_magalhaes@infraero.gov.br

Tel.: (68) 3311-1937

O projeto CRUZEIRO DAS ARTES consiste em oferecer cursos e atividades educacionais, culturais, artísticas e de lazer, para contribuir no processo de formação e inclusão ao convívio familiar e social, no que concerne ao resgate dos valores humanos, da dignidade humana, do amor à vida e ao próximo, vislumbrando a formação, a educação, a qualidade de vida e preparação para o mercado de trabalho, para geração de renda e para o primeiro emprego​​​​​​​.

Beneficiados até o momento: 4.976 alunos desde 2001 até 2017, crianças de 10 a adolescentes de 17 anos.

AEROPORTO INTERNACIONAL DE TABATINGA – AM

Usina de Informática

Objetivo: oferecer palestras educativas e cursos de informática para 40 jovens por ano

Início do projeto: 18/11/2002
Beneficiados até o momento: 727 pessoas
Responsável: Edinelson da Silva Mota
E-mail: edinelson_mota@infraero.gov.br

Tel.: (97) 3412-1188

O projeto USINA DE INFORMÁTICA oferece curso de Informática para crianças e jovens carentes regularmente matriculadas em instituição pública de ensino e inscritas no programa PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), principalmente aqueles residentes no entorno do Aeroporto​​​​​​​.

AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO LUÍS – MAREHAL CUNHA MACHADO – MA

Infraero & Escola

Objetivo: oferecer cursos de informática, treinamento profissional, prática de esporte e promoção da cidadania para 165 alunos por ano.

Início do projeto: 01/09/2003
Beneficiados até o momento: 1.980 alunos
Responsável: Hildebrando Coelho Correia
E-mail: hccorreia@infraero.gov.br

Tel.: (98) 3217-6108

A Infraero disponibiliza um prédio dentro do sítio aeroportuário, com 322m², para funcionamento da Escola Estadual Délio Jardim de Matos (de ensino fundamental II), onde é realizado o projeto INFRAERO & ESCOLA; no qual são ministrados cursos de informática, treinamento profissional, prática de esporte e promoção da cidadania.

​​​​​​​O projeto, que antes contava com investimento da Infraero para compra de materiais escolares, foi redesenhado recentemente para modelagem “sem custos”, dado o atual contexto da Empresa.

AEROPORTO DE SÃO PAULO – CONGONHAS – SP

Hangar do Aprendiz

Objetivos: oferecer cursos e palestras educativas a 80 jovens ao ano

Início do projeto: 08/11/2002
Beneficiados até o momento: 1.598 alunos formados – adolescentes com idade entre 15 a 21 anos
Responsável: Walkiria Tarenta Meirelles Brasil
E-mail: wbrasil.cnsp@infraero.gov.br

Tel.: (11) 5090-9100

Responsável: Flodenice Felizardo Santana

E-mail: fturkiewicz@infraero.gov.br

Tel.: (11) 5090-9120

O projeto HANGAR DO APRENDIZ oferece cursos para formação e capacitação profissional, preparando os jovens para  inserção no mercado de trabalho oferendo curso de informática BÁSICA E AVANÇADA. O projeto é voltado para contribuir para o desenvolvimento social sustentável das comunidades carentes do entorno do aeroporto​​​​​​​.

EPTA DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA – PA

Acertando o Passo

Objetivo: oferecer aulas de reforço escolar, em complementação ao ensino educacional formal, evitando a evasão e a repetência escolar, e cursos de informática básica para 30 alunos por ano.

Início do projeto: 15/04/2008
Beneficiados até o momento: 240 alunos
Responsável: Eduardo Cavalcante Lemos
E-mail: eduardolemos@infraero.gov.br

Tel.: (94) 3421-2008

O projeto CRUZEIRO DAS ARTES consiste em oferecer cursos e atividades educacionais, culturais, artísticas e de lazer, para contribuir no processo de formação e inclusão ao convívio familiar e social, no que concerne ao resgate dos valores humanos, da dignidade humana, do amor à vida e ao próximo, vislumbrando a formação, a educação, a qualidade de vida e preparação para o mercado de trabalho, para geração de renda e para o primeiro emprego​​​​​​​.