Projetos Sociais

Contribuir para o desenvolvimento sustentável do país, por meio de uma gestão socialmente responsável, que busque diminuir as distâncias entre a excelência tecnológica dos aeroportos brasileiros e as comunidades carentes que vivem no seu entorno é o grande objetivo do Programa Infraero Social.

Consciente de seu papel socialmente responsável no cenário nacional, a Infraero, com a importante parceria dos poderes municipais, estaduais e federal, das escolas e empresas privadas, vem realizando projetos que possam minimizar, de forma efetiva, o índice de exclusão existente em nosso país.

Para tanto, o Programa Infraero Social tem função estratégica para a empresa e comunidades próximas aos aeroportos, beneficiando a todos – os que necessitam do aprendizado e aqueles que produzem o conhecimento. As ações desenvolvidas em cada um dos projetos propiciam a inserção social e no mercado de trabalho de pessoas até então excluídas deste contexto, de forma a torná-las cidadãs conscientes e integradas à sociedade.

Anualmente crianças a partir de sete anos, jovens e adultos, integrantes de famílias com baixa renda familiar, são beneficiadas pelos projetos que contemplam diferentes áreas, com ênfase para a cidadania, capacitação profissional, educação ambiental e tecnologia da informação, gerando um impacto positivo nessas comunidades ao oferecer oportunidades aos jovens e às crianças no período extracurricular, afastando-as das ruas e da ociosidade, garantindo-lhes um futuro mais promissor.

AEROPORTO DE BACACHERI – PR

Infraero & Escola

Objetivo: oferecer 04 bolsas no efetivo de escolas
Início do projeto: 15/08/2002
Beneficiados até o momento: 130 jovens
Responsável: Adriana Gomes Fabrício
E-mail: agfabiano@infraero.gov.br

Tel.: (41) 3256-1441

Visando a integração e a inserção social de crianças e jovens até então excluídos deste contexto, de forma a torná-los cidadãos conscientes e integrados à sociedade, o projeto oferece dez bolsas de estudo no ensino regulamentar da Escolar particular Saint Germain, a crianças e jovens do entorno do Aeroporto de Bacacheri, no Paraná.

AEROPORTO INTERNACIONAL CRUZEIRO DO SUL – AC

Cruzeiro das Artes

Objetivo: oferecer palestras educativas e cursos profissionalizantes a 60 jovens por ano

Início do projeto: 16/10/2001
Beneficiados até o momento: 840 pessoas
Responsável: Adriana Barros Magalhães
E-mail: adriana_magalhaes@infraero.gov.br

Tel.: (68) 3311-1937

O Cruzeiro das Artes oferece cursos de informática, oficinas de culinária, de artesanato e artes manuais buscando inserir na sociedade, jovens da comunidade carente do entorno do aeroporto, preparando-os para exercer sua cidadania e para o mercado de trabalho.

Beneficiados até o momento: 4.976 alunos desde 2001 até 2017, crianças de 10 a adolescentes de 17 anos.

AEROPORTO INTERNACIONAL DE TABATINGA – AM

Usina de Informática

Objetivo: oferecer palestras educativas e cursos de informática para 40 jovens por ano

Início do projeto: 18/11/2002
Beneficiados até o momento: 727 pessoas
Responsável: Edinelson da Silva Mota
E-mail: edinelson_mota@infraero.gov.br

Tel.: (97) 3412-1188

O projeto Usina de Informática oferece cursos de informática básica e palestras socioeducativas para jovens da comunidade carente do entorno do aeroporto, preparando-os para o exercício da cidadania e para o mercado de trabalho.

AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO LUÍS – MAREHAL CUNHA MACHADO – MA

Infraero & Escola

Objetivo: oferecer cursos de informática, treinamento profissional, prática de esporte e promoção da cidadania para 165 alunos por ano.

Início do projeto: 01/09/2003
Beneficiados até o momento: 1.980 alunos
Responsável: Hildebrando Coelho Correia
E-mail: hccorreia@infraero.gov.br

Tel.: (98) 3217-6108

A Infraero disponibiliza um prédio com 322 m2 no sítio aeroportuário para funcionamento da Escola Estadual Délio Jardim de Matos. Fez melhorias e ampliações nas edificações, onde são ministrados cursos de informática, treinamento profissional, prática de esporte e promoção da cidadania.

AEROPORTO DE SÃO PAULO – CONGONHAS – SP

Hangar do Aprendiz

Objetivos: oferecer cursos e palestras educativas a 80 jovens ao ano

Início do projeto: 08/11/2002
Beneficiados até o momento: 1.598 alunos formados – adolescentes com idade entre 15 a 21 anos
Responsável: Walkiria Tarenta Meirelles Brasil
E-mail: wbrasil.cnsp@infraero.gov.br

Tel.: (11) 5090-9100

Responsável: Flodenice Felizardo Santana

E-mail: fturkiewicz@infraero.gov.br

Tel.: (11) 5090-9120

São oferecidos cursos de informática, palestras sobre cidadania, preservação e educação ambiental, qualidade de vida, cultura e preparação para o primeiro emprego para jovens em situação de vulnerabilidade social, integrantes de famílias de baixo poder aquisitivo.

AEROPORTO INTERNACIONAL DE URUGUAIANA - RUBEM BERTA

Oficina de Comunicação

Objetivos: Promover a incorporação das modernas tecnologias de informação e comunicação na gestão das atividades pedagógicas e administrativas da escola, tornando as aulas mais atraentes e estimuladoras levando o aluno a um novo paradigma para explorarem informações e estarem em contato com o mundo moderno, formando cidadãos comprometidos com a transformação da sociedade diminuindo assim, os índices de repetência e evasão escolar.

Início do projeto: 09/12/2004
Beneficiados até o momento: 1.400 pessoas
Responsável: Adriana Teresinha Reffatti
E-mail: areffatti@infraero.gov.br

Tel.: (55) 3413-1314

EPTA DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA – PA

Acertando o Passo

Objetivo: oferecer aulas de reforço escolar, em complementação ao ensino educacional formal, evitando a evasão e a repetência escolar, e cursos de informática básica para 30 alunos por ano.

Início do projeto: 15/04/2008
Beneficiados até o momento: 240 alunos
Responsável: Eduardo Cavalcante Lemos
E-mail: eduardolemos@infraero.gov.br

Tel.: (94) 3421-2008

A Infraero disponibiliza acesso à internet, assistência técnica aos equipamentos de informática e camisetas de divulgação da parceria para os alunos.