Governança Corporativa

Órgãos de Governança > Diretoria Executiva

Presidente

HÉLIO PAES DE BARROS JÚNIOR

Presidente

(61) 3312-3988
presidencia@infraero.gov.br

Natural do Rio de Janeiro, o Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior nasceu em 2 de maio de 1953. Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea, e em Matemática, com área de concentração em Sistemas de Informação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui especialização em Política e Estratégia Aeroespaciais e pós-graduação em Ciências Militares, ambos pela Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), além de curso de especialização de oficiais pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EAOAR).

Ingressou na Aeronáutica em 1969, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), tendo atuado em diversas funções. Especificamente com relação à aviação civil, atuou no antigo Departamento da Aviação Civil (DAC), onde foi vice chefe de Tecnologia da Informação, chefe do Subdepartamento de Operações e chefe do Subdepartamento de Serviços Aéreos. Em 2007, atuou como diretor na Diretoria de Material Aeronáutica e Bélico (DIRMAB). No ano de 2010, assumiu o Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR). Em 2011, esteve à frente do Estado-Maior do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR). Durante o período de 2012 até 2014 foi Comandante do Comando-Geral de Apoio (COMGAP). A partir do ano de 2015, tornou-se Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. Já em 2016, assumiu uma das diretorias da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), onde permaneceu até 2018.

Com mais de quatro mil horas de voo, já pilotou mais de onze aeronaves distintas, tendo voado o jato AT-26 Xavante, o B-737 Boeing e o caça F-103 Mirage III E & D como piloto de Defesa Aérea, atingindo o nível de líder de Grupo de Aviação de Caça. Foi piloto inspetor (INSPAC) na VARIG, VASP e TAM. O Tenente-Brigadeiro do Ar Paes de Barros também participou da Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI) e de diversos fóruns na Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

Dentre as principais condecorações recebidas, estão: Ordem do Mérito da Defesa – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Aeronáutico – Grau Grã Cruz; Ordem do Mérito Militar – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Naval – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Judiciário Militar – Grau Alta Distinção; Ordem de Rio Branco – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Ministério Público Militar – Grau Alta Distinção; Medalha da Vitória; Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina; Medalha Mérito Santos Dumont; Medalha do Pacificador; Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Mérito Operacional Nero Oura; Medalha Eduardo Gomes – Aplicação e Estudo; Ordem do Mérito dos Guararapes – Grau Grande Oficial (PE); Medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro; Medalha de Honra da Inconfidência (MG); Medalha Mérito Santos-Dumont – Passador de Ouro – (MG); Medalha da Ordem Nacional do Mérito da França – Grau Oficial.

Diretoria de Operações e Serviços Técnicos - DO

BRIGADEIRO DO AR ANDRÉ LUIZ FONSECA E SILVA

DO – Diretoria de Operações e Serviços Técnicos

(61) 3312-3210
do@infraero.gov.br

  • Mestrando em Segurança Hemisférica pela Academia Nacional de Estudos Políticos e Estratégicos – Anep – Chile.
  • Graduado em Segurança e Defesa Hemisféricas – Colégio Interamericano de Defesa – Washington – DC – EUA.
  • Curso de Comando e Estado Maior – Universidade da Força Aérea.
  • Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – Universidade da Força Aérea.
  • Curso de Formação de Oficiais Aviadores – AFA.
  • Curso de Inspetor da Aviação Civil.
  • Curso de Estratégia de Defesa Hemisférica no Colégio Interamericano de Defesa.

O novo diretor de Operações e Serviços Técnicos da Infraero começou sua trajetória como instrutor de voo da Academia da Força Aérea e seguiu carreira como piloto de caça, voando por 16 anos nessa aviação.

Foi piloto presidencial, assessor da Aeronáutica da Presidência da República e chefe de Assessoria da Aeronáutica da Presidência da República; subdiretor de Material Bélico da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico da Aeronáutica; diretor do Centro Logístico da Aeronáutica e, por último, exerceu a função de assessor da Área Espacial da Chefia de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa.

Diretoria de Finanças e Novos Negócios - DN

THIAGO PEREIRA PEDROSO

Diretoria de Finanças e Novos Negócios

Telefone: (61) 3312-3130
Email: dn@infraero.gov.br

Mestrando em Gestão do Transporte Aéreo pela École Nationale de I’Aviation Civile – ENAC – França.

Pós-Graduado em Gestão de Infraestrutura Aeroportuária: Aeroportos Regionais pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA.

Pós-Graduado em Direito do Estado pela Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte.

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília – UnB, é funcionário de carreira da Controladoria-Geral da União (CGU) desde o ano de 2009.

Foi Secretário-Executivo Substituto da Secretaria de Aviação Civil, presidente do Conselho Fiscal da Infraero entre os anos de 2015 e 2016, e membro da Comissão de Especialistas para a Revisão do Código Brasileiro de Aeronáutica no Senado.

Na Infraero, também esteve à frente da Diretoria Financeira e de Serviços Compartilhados no ano de 2016 e desde 2017 atuava como Diretor de Navegação Aérea, Capacitação e Pesquisa na Secretaria de Aviação Civil.

Diretoria de Soluções Júrídicas e Administrativas - DS

Gilvandro Vasconcelos Coelho de Araujo

Diretoria de Soluções Administrativas e Júrídicas – DS

(61) 3312-3140
ds@infraero.gov.br

Doutorando em Direito pela l´Université Panthéon Assas – Paris IIDiplôme d´Etudes Approfondies (DEA Droit Public Général) pela Faculté de Droit de L´Université de Montpellier I.

Pós-graduação em Direito da Concorrência pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade Católica de Pernambuco.

Foi Presidente Interino do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE entre janeiro e julho de 2017. Conselheiro do CADE (2014 a 2018), Procurador Geral do CADE (de 2010 a 2014).

Procurador Federal por concurso da Advocacia Geral da União desde 2004.

Atua principalmente perante a Administração Pública Federal, no consultivo e contencioso, nas áreas de regulação setorial e concorrência. A partir de 21.01.2019 assumiu a Diretoria de Serviços e Suporte Jurídico da Infraero.

Regimento

ARQUIVO DOWNLOAD
Extrato Ouvidoria Direx 22042019 BAIXAR PDF
Extrato Plano Estratégico Ind Direx 22042019 BAIXAR PDF
Extrato Partes Relacionadas Direx Ex 01042019 BAIXAR PDF
Extrato Partes Relacionadas Direx 29032019 BAIXAR PDF
Regimento Interno da Diretoria Executiva BAIXAR PDF