Governança Corporativa

Órgãos de Governança > Conselho de Administração

Presidente - Ministério Superior

Ronei Saggioro Glanzmann

Presidente

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF (1996-2001), em Minas Gerais, é servidor público federal integrante da carreira de Analista do Banco Central do Brasil desde 2003.

A partir de 2006 foi cedido para a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), onde atuou como Gerente de Análise Estatística e Acompanhamento de Mercado até 2011, quando foi requisitado pela Presidência da República para exercer o encargo de Diretor de Outorgas da então Secretaria de Aviação Civil (SAC-PR), que teve suas competências transferidas para o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA) em 2016.

Com a aprovação da nova estrutura regimental do MTPA no início de 2017, exerceu o encargo de Diretor de Outorgas e Patrimônio até janeiro de 2018, assumindo então a função de Diretor de Políticas Regulatórias da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério até janeiro de 2019 e, desde então, exerce a função de Secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura.

Membro - Presidente da Infraero

HÉLIO PAES DE BARROS JÚNIOR

Membro Ministério Superior – Presidente da Infraero

(61) 3312-3988
presidencia@infraero.gov.br

Áreas Vinculadas

PRMC – SUPERINTENDÊNCIA DE MARKETING E COMUNICAÇÃO SOCIAL
LEA MARIA CAVALLERO BARBACOVI
comunicacaosocial@infraero.gov.br

PRRC – SUPERINTENDÊNCIA DE GOVERNANÇA, RISCO E COMPLIANCE
SIDNEY BRITO DA SILVA
sbsilva@infraero.gov.br

Natural do Rio de Janeiro, o Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior nasceu em 2 de maio de 1953. Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea, e em Matemática, com área de concentração em Sistemas de Informação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui especialização em Política e Estratégia Aeroespaciais e pós-graduação em Ciências Militares, ambos pela Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), além de curso de especialização de oficiais pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EAOAR).

Ingressou na Aeronáutica em 1969, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), tendo atuado em diversas funções. Especificamente com relação à aviação civil, atuou no antigo Departamento da Aviação Civil (DAC), onde foi vice chefe de Tecnologia da Informação, chefe do Subdepartamento de Operações e chefe do Subdepartamento de Serviços Aéreos. Em 2007, atuou como diretor na Diretoria de Material Aeronáutica e Bélico (DIRMAB). No ano de 2010, assumiu o Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR). Em 2011, esteve à frente do Estado-Maior do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR). Durante o período de 2012 até 2014 foi Comandante do Comando-Geral de Apoio (COMGAP). A partir do ano de 2015, tornou-se Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. Já em 2016, assumiu uma das diretorias da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), onde permaneceu até 2018.

Com mais de quatro mil horas de voo, já pilotou mais de onze aeronaves distintas, tendo voado o jato AT-26 Xavante, o B-737 Boeing e o caça F-103 Mirage III E & D como piloto de Defesa Aérea, atingindo o nível de líder de Grupo de Aviação de Caça. Foi piloto inspetor (INSPAC) na VARIG, VASP e TAM. O Tenente-Brigadeiro do Ar Paes de Barros também participou da Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI) e de diversos fóruns na Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

Dentre as principais condecorações recebidas, estão: Ordem do Mérito da Defesa – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Aeronáutico – Grau Grã Cruz; Ordem do Mérito Militar – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Naval – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Judiciário Militar – Grau Alta Distinção; Ordem de Rio Branco – Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Ministério Público Militar – Grau Alta Distinção; Medalha da Vitória; Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina; Medalha Mérito Santos Dumont; Medalha do Pacificador; Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Mérito Operacional Nero Oura; Medalha Eduardo Gomes – Aplicação e Estudo; Ordem do Mérito dos Guararapes – Grau Grande Oficial (PE); Medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro; Medalha de Honra da Inconfidência (MG); Medalha Mérito Santos-Dumont – Passador de Ouro – (MG); Medalha da Ordem Nacional do Mérito da França – Grau Oficial.

Membro - Ministério da Defesa

ANTONIO CARLOS EGITO DO AMARAL

Membro – Representante do Ministério da Defesa

Membro Ministério da Economia

JOÃO MANOEL DA CRUZ SIMÕES

Membro Ministério da Economia

MBA em Administração Estratégica em Sistemas de Informação – Departamento de Tecnologia da Informação – FGV; pós-graduado em Recursos Humanos – Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas – PUC/RS e em Integração e Mercosul – Centro de Estudos Sociais – UFRGS/RS; e bacharel em Ciências Econômicas – Faculdade de Ciências Econômicas – UFRGS/RS. Concluiu, em 2018,  o curso de Capacitação para Conselheiros de Administração da União, pela Fundação Dom Cabral. Participou, em outubro/2019, do 40º Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada, da ABRAPP.

Exerceu no período de 13.08.2012 a 18.08.2016 o cargo de Coordenador-Geral de Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – DEST, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e, desde 19.08.2016, exerce o cargo de Diretor do Departamento de Política de Pessoal e Previdência Complementar de Estatais – DEPEC, vinculado à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – SEST do Ministério da Economia.

Membro Independente - Ministério da Infraestrutura

Luiz Gylvan Meira Filho

Membro Independente – Ministério da Infraestrutura

“Doctor of Philosophy”, Departamento de Astro-Geofísica, Universidade do Colorado, EEUU, 1970., Engenheiro de Eletrônica, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 1964.

Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, Comendador da Ordem Nacional do Mérito de Rio Branco, Comendador da Ordem Nacional do Mérito Aeronáutico, Medalha do Pacificador, Medalha de Tamandaré, NASA Distinguished Public Service Medal, Chevalier de la Légion d’Honneur, Ordem do Mérito Cartográfico.

Vice-Presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima – IPCC (1996-2002). Co-Presidente do Grupo de Trabalho I (aspectos científicos) do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima – IPCC (1990-1995). Presidente do Grupo de Negociação do Artigo 3 (metas de redução de emissões dos países industrializados) do Protocolo de Quioto (1996-1997). Presidente do Grupo de Negociação do Artigo 12 (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) do Protocolo de Quioto (1997).

Membro da Junta Executiva do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo do Protocolo de Quioto (2001-2003). Presidente do Painel sobre Metodologias de linhas de base da Junta Executiva do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo do Protocolo de Quioto (2002-2003). Professor Visitante, Instituto de Estudos Avançados, Universidade de São Paulo (abr/2004 ao presente).

“Senior Scientific Adviser”, Secretaria da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (jan/2003 a jan/2004).

Secretário de Políticas e Programas de Ciência e Tecnologia, Ministério da Ciência e Tecnologia (out/2001 a dez/2002).

Presidente da Agência Espacial Brasileira (mar/1994 a out/2001). Consultor, Organização Meteorológica Mundial (jul/1993 a nov/1993). Assessor Especial do Ministro da Ciência e Tecnologia (fev/1991 a jul/1993).

Diretor de Meteorologia;

Diretor de Observação da Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (abr/1989 a fev/1991). Gerente de projeto; Chefe do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (dez/1986 a abr/1989).

Senior Scientific Officer for Long-Range Forecasting Research Program, World Meteorological Organization, (ago/1985 a dez/1986).

Regional Director for the Americas of the World Meteorological Organization (set/1981 a ago/1985). Diretor Científico do Instituto de Pesquisas Espaciais (fev/1971 a set/1974).

Martha Seillier assumiu a Presidência da Empresa na tarde de quinta-feira, 17 de janeiro. A nova presidente da Infraero é servidora pública federal da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

Mestre em Economia pela Universidade de Brasília/UnB, Martha Seillier é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, com formação na Escola Nacional de Administração Pública/ENAP. Também é bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília/UniCEUB e bacharel em Economia pela Universidade de Brasília/UnB.

Diretora do Departamento de Regulação e Concorrência da Aviação Civil (DERC) da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR), no período de 2011 a 2016, a presidente da Infraero já exerceu a função de coordenadora no Departamento de Política de Aviação Civil da Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Defesa, em 2010.

Antes de ingressar na Empresa, atuou como assessora-chefe da Assessoria Especial da Casa Civil da Presidência da República (CC/PR) – com foco na coordenação de reformas estratégicas para o País, como a reforma trabalhista e a reforma da previdência – até o final do ano de 2018.

Membro Independente

MARCIO GUEDES PEREIRA JUNIOR

Membro Independente

Marcio é atualmente sócio da Pangea, membro do Conselho de Administração da Cia. Hering, da Ourofino Saúde Animal, das Indústrias Romi S.A. e da Renova Energia S.A., membro do Conselho de Regulação e Melhores Práticas do Mercado de Capitais da Anbima tendo sido anteriormente diretor da associação, além de sócio e conselheiro certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – junho/2018. Anteriormente, liderou o grupo de Investiment Banking do Banco J. Safra, e foi diretor de investiment banking no Credit Suisse, Citigroup e Unibanco. Possui ampla experiência em M&A e transações de Mercado de Capitais, incluindo tanto transações de dívida quanto de equity. É formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e completou MBA pela FGV após estudar na Stern School of Business da New York University.

Membro Representante dos Empregados

RODRIGO SILVA GONÇALVES

Membro Representante dos Empregados

Rodrigo Silva Gonçalves, procurador da INFRAERO, pós-graduado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCC, com atuação em diversas áreas da Diretoria Jurídica da Infraero (Ago/2007 à set/2017)

Ex-presidente da Associação Nacional dos Procuradores da Infraero – ANPINFRA (fev/2014 à Jan/2016)

Regimento

ARQUIVO DOWNLOAD
Regimento Interno do Conselho de Administração BAIXAR PDF (482,83 KB)

Atas de Reunião

ARQUIVO DOWNLOAD
Ata do Conselho de Administração_2019_29 CA 27092019 BAIXAR PDF
Ata do Conselho de Administração 2019_28_27082019 BAIXAR PDF
Ata do Conselho de Administração 2019_25_14082019 Extra BAIXAR PDF
Ata do Conselho de Administração 2019_23_30072019 BAIXAR PDF
Ata do Conselho de Administração 2019_19_25062019 BAIXAR PDF
Ata do Conselho de Administração 2019_17_07062019 Extra BAIXAR PDF
Ata do Conselho de Administração 2019_16_28052019 BAIXAR PDF
Ata do Conselho de Administração 2019_13_30042019 BAIXAR PDF
Ata do Conselho de Administração 2019_11_26032019 BAIXAR PDF
Ata do Conselho de Administração 2019_09_20032019 Extra BAIXAR PDF
Ata do Conselho de Administração 2019_07_28022019 BAIXAR PDF
Ata do Conselho de Administração 2019_06_04022019 Extra BAIXAR PDF (188,9 KB)
Ata do Conselho de Administração 2019_05_01022019 Extra BAIXAR PDF (263,4 KB)
Ata do Conselho de Administração 2019_03_29012019 BAIXAR PDF (263,4 KB)
Ata do Conselho de Administração 2019_01_14012019_extra BAIXAR PDF (270,38 KB)
Ata do Conselho de Administração 2018_37_21122018_extra BAIXAR PDF (405,97 KB)
Ata do Conselho de Administração 2018_33_20112018 BAIXAR PDF (257,89 KB)
Ata do Conselho de Administração 2018_31_20112018 BAIXAR PDF (288,22 KB)
Ata do Conselho de Administração 2018_29_31102018 BAIXAR PDF (312,28 KB)
Ata do Conselho de Administração 2018_28_26102018 BAIXAR PDF (267,92 KB)
Ata do Conselho de Administração 2018_26_25092018 BAIXAR PDF (328,04 KB)
Ata do Conselho de Administração 2018_24_29082018 BAIXAR PDF (248,22 KB)
Ata do Conselho de Administração 2018_22_14082018 BAIXAR PDF (274,24 KB)
Ata do Conselho de Administração 2018_21_31072018 BAIXAR PDF (246,15 KB)
Ata do Conselho de Administração 2018_19_12072018 BAIXAR PDF (266,25 KB)
Ata do Conselho de Administração 2018_18_29062018 BAIXAR PDF (245,6 KB)
Ata do Conselho de Administração 2018_15_25062018 BAIXAR PDF (276,33 KB)
Ata do Conselho de Administração 2018_14_14062018 BAIXAR PDF (267,78 KB)
Ata do Conselho de Administração 2018_12_04062018 BAIXAR PDF (246,31 KB)
Ata do Conselho de Administração 2018_11_15052018 BAIXAR PDF (295,94 KB)
Ata do Conselho de Administração 2018_09_24042018 BAIXAR PDF (275,67 KB)
Ata do Conselho de Administração 2018_07_20032018 BAIXAR PDF (261,75 KB)
Ata do Conselho de Administração 2018_06_01032018 BAIXAR PDF (255,63 KB)
Ata do Conselho de Administração 2018_02_18012018 BAIXAR PDF (276,29 KB)